top of page

A guerra na Ucrânia terá um impacto no abastecimento mundial de alimentos.

A invasão russa está trazendo sofrimento inimaginável ao povo da Ucrânia, mas a guerra na Ucrânia também pode ter consequências devastadoras em todo o mundo. Organizações humanitárias alertam para o impacto no abastecimento alimentar da população civil nas áreas afetadas e para o agravamento da crise global da fome.


Os mais pobres dos pobres, em particular, sentirão os efeitos do conflito na Ucrânia , alerta o diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU, David Beasley. Porque a área ao redor do Mar Negro é uma das áreas mais importantes do mundo para a produção de grãos e agricultura. “Atualmente, 283 milhões de pessoas correm o risco de passar fome e 45 milhões estão à beira da fome. O mundo não pode permitir outro conflito para aumentar ainda mais o número de pessoas famintas”, disse Beasley.

Milhões de pessoas ameaçadas pela fome: guerra na Ucrânia agrava situação

“Mesmo antes desta crise, 1,5 milhão de pessoas no leste da Ucrânia dependiam de ajuda alimentar e assistência de subsistência no ano passado – um aumento de 51% em relação a 2020”, escreve a organização de ajuda Ação contra a Fome. Mas outros países também dependem das exportações da Ucrânia. As restrições comerciais como resultado da guerra afetaram principalmente os países do Oriente Médio e da África, alguns dos quais importaram 70% de seu trigo,


Os preços dos grãos no mercado mundial já haviam subido acentuadamente no outono de 2021 após os bloqueios da coroa. Isso continua. O carregamento de navios nos portos do Mar Negro foi interrompido pela guerra. Os países consumidores do mundo árabe, Turquia, Norte da África e Ásia são particularmente afetados. "Na Ucrânia, um pedido regular de primavera dos campos não parece mais possível por causa da guerra", diz Hemmerling. “Os agricultores vão para o serviço militar; diesel e tratores também são entregues lá.”

Guerra na Ucrânia tem repercussões globais: os preços do trigo e do milho estão subindo


As pessoas pobres nos países ocidentais também podem sentir os efeitos do aumento dos preços dos alimentos. O Brasil não depende da Rússia e da Ucrânia para o fornecimento de grãos, mas especialistas também esperam um aumento nos preços dos alimentos como resultado do conflito na Ucrânia .

Os preços mais altos do trigo e do milho estão afetando as sociedades do Sul Global que já foram gravemente afetadas pela crise do Covid-19 , disse Marita Wiggerthale, especialista em agricultura da organização de ajuda Oxfam. As pessoas não tinham mais reservas. O aumento dos preços dos alimentos levaria a mais fome em muitas regiões.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


whatsapp Ágora Pesquisa
bottom of page